Vigília Pascal
Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É chamada “A mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.
A Liturgia da Vigília Pascal, é riquíssima, como podemos observar:
1) Benção do Fogo novo e do Círio Pascal: que simbolizam o Cristo Ressuscitado. Abençoa-se o fogo, prepara-se o círio no qual o sacerdote com uma punção traça uma cruz. Depois marca na parte superior a letra Alfa e na inferior Ômega, entre os braços da cruz marca as cifras do anos em curso.
2_ Proclamação da Páscoa: que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor.
4) Liturgia batismal: é parte integrante da celebração. Há o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembléia com a água benta , a renovação das promessas do Batismo e a oração universal.
5) Liturgia Eucarística: ao se aproximar o dia da Ressurreição, a Igreja é convidada a participar do banquete eucarístico, que por sua Morte e Ressurreição, o Senhor preparou para seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário