Tempo Pascal: a Oitava da Páscoa
Passados os exercícios da Quaresma, pelos quais nos preparamos para a celebração da Ressurreição do Senhor, entramos no Tempo Pascal, tempo de alegria e exultação pela nova vida que o Senhor nos conquistou pagando, com sua entrega na cruz, o alto preço de nosso resgate. A cor litúrgica é branca, símbolo da pureza e da alegria (afinal, estamos limpos do pecado) e a presença do Círio Pascal é marcante como símbolo do Cristo Ressuscitado, coluna de LUZ que vai à frente do seu povo.
Nesta semana, em particular, estamos celebrando A OITAVA DA PÁSCOA. Como o mistério da "passagem" do Senhor pela morte é extremamente profundo, durante 8 dias celebraremos esse grande mistério como se fosse um único dia com o objetivo de viver melhor o ponto central de nossa fé: A RESSURREIÇÃO DE JESUS.
Quando a Festa é grande não pode acabar logo, é preciso vivê-la intensamente, imensamente, eternamente!
A liturgia desta semana é solene e própria, é tempo de FESTA e de ESPERANÇA vivida com a ALEGRIA do VIVENTE: O CRISTO NOSSO SENHOR!
Todo o tempo pascal, que se estende por 7 semanas até a Festa de Pentecostes, é marcado, não apenas nos domingos mas também durante os outros dias da semana, por textos biblicos de grande beleza que movimentam e sustentam a nossa fé em um mundo marcado por imensos desafios e conflitos mas com inquebrantável ESPERANÇA. São trechos que nos mostram a fé das primeiras comunidades cristãs em Cristo Ressuscitado e nos convidam a fazer da nossa vida uma contínua páscoa seguindo fielmente os passos de Jesus, testemunhando-o corajosamente no mundo de hoje.
ENTRE A VIDA E A MORTE: A VIDA É MAIS FORTE!
Que a luz do Cristo Ressuscitado nos ilumine para que possamos ser LUZ para o mundo!
Par.S.M.Arcanjo - Padre Julio
reflexaoliturgicadiarias.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário